Johann Adam (Adão) Schell e Anna Christina Hein


Johann Adam Schell, mais conhecido por Adão Schell, chegou em São Leopoldo em junho de 1829. Tinha 20 anos. Adão nasceu no dia 24/06/1809 na Aldeia Bosen que fica a 18 km de Birkenfeld de onde veio o bisavô Guilherme Morsch. A partir de 1815 o Principado de Birkenfeld, que inclui Bosen, passou a fazer parte do Grão-ducado de Oldenburg.

Adão casou com Anna Christina Hein em 30/10/1830 em São Leopoldo. Anna Christina nasceu em 21/08/1815 em Hildburghausen, onde hoje é o estado Thuringia. O casal é o tronco ancestral para quatro das mais antigas famílias de Passo Fundo: Schell, Araujo, Loureiro e Morsch.

O casal residiu inicialmente em Bom Jardim (atual Ivoti), depois em Rio Pardo e, em 1836, mudou para Passo Fundo. O casal pioneiro foi o primeiro de origem alemã a se estabelecer em Passo Fundo.

O casal iniciou um pequeno comércio de secos e molhados. Em 1838, como era legalista na Revolução Farroupilha, Adão se "refugiou" com a família em Montevideu. Voltaram para Passo Fundo quando se sentiram seguros e estabeleceram o comércio e a residência num prédio situado na Rua do Comércio, atual Avenida Brasil, esquina com a Rua Teixeira Soares.

O comércio ficou ativo por muito tempo, instalado numa imponente "casa de pedra", inicialmente com a participação de seu filho Guilherme e, mais tarde, tambem com seu genro Antônio José da Silva Loureiro, o “Barão”.

Mais tarde a loja com outro nome - CASA PARA TODOS e já bastante descaracterizada - se especializou em cama, mesa e banho.